2 baralhos, cada um com 52 cartas
Ordem hierárquica (do mais alto para o mais baixo): Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, Ás
Cada jogador recebe 52 cartas. Baralha-as e divide-as por dois montes.
Após fazer a divisão, entrega um dos montes ao adversário e recebe um dos dele, ficando cada um, novamente, com 52 cartas.
Cada jogador volta a baralhar as suas cartas.
Em seguida, conta 13 cartas com as faces viradas para baixo e uma 14ª no topo, virada para cima, e coloca-as à direita. Este monte de 14 cartas é o chamado crapô
Para determinar quem começa a jogar, cada um vira 4 cartas e coloca-as em cima da mesa. O jogador que tiver a carta mais baixa começa a jogar (Caso se verifique que ambos têm a mesma carta baixa, ver pela segunda; se a segunda for igual, ver pela terceira; senão, pela quarta; senão, pela carta do topo do crapô)
Após verificar quem começa, pousar as restantes cartas à esquerda (baralho do jogador) e distribuir as 8 cartas selecionadas em duas colunas, cada uma com 4 cartas, separadas em 4 linhas. Entre as colunas deve ficar um intervalo de 2 cartas (ver abaixo)
Regras do jogo
1- Os jogadores podem colocar as cartas disponíveis nos espaços (assinalados de 1 a 8), por ordem decrescente de hierarquia (a maior fica mais perto do centro) e por cores alternadas - por exemplo, se começar com um rei vermelho, deve colocar em cima uma dama preta e, por cima desta, um valete vermelho e assim sucessivamente.
2- Nos espaços entre as colunas (assinalados a amarelo), devem ser colocados os Ases, à medida que forem saindo, agrupados por naipes nas respetivas linhas - copas entre 1 e 5, espadas entre 2 e 6, ouros entre 3 e 7, paus entre 4 e 8.
3- Por cima dos ases, são colocadas as cartas dos respetivos naipes, pela ordem crescente.
4- O jogador deve ter consciência de que a prioridade é finalizar o crapô, visto que apenas se pode libertar cartas deste, quando houver espaços livres (assinalados com os números) ou se a carta do topo der para colocar nas zonas amarelas. Quando já não houver espaços livres, o jogador vira a carta de cima e coloca-a em cima do crapô.
5- Em seguida, quando já não tiver mais opções (ver em baixo) no crapô, deve tirar a carta do topo do seu baralho. Se esta der para ser jogada na mesa, coloca-a no respetivo espaço e retira a seguinte. Senão, coloca a carta ao lado do baralho, virada para cima, formando o "lixo". Este gesto finaliza a vez do jogador, dando vez ao adversário.
Ganha o jogador que ficar sem cartas primeiroOpções de jogadas:
1- Jogar a carta num dos 8 espaços
2- Jogar a carta num dos espaços amarelos, se a sequência o permitir
3- Carregar o "lixo" do adversário
4- Carregar o crapô do adversário
5- Mudar um conjunto de cartas de um espaço para outro (ver última nota)
Ao "carregar", ter em conta que as cartas devem ser do mesmo naipe e postas por ordem (não interessa se é crescente ou decrescente - se o adversário tiver um 8 de copas no topo do lixo, pode colocar um 9 ou um 7 de copas). Também:
1- Se a carta, que usar para carregar, sair do crapô, só pode fazê-lo se tiver, pelo menos, um dos 8 espaços livres
2- Se carregar o crapô do adversário com uma carta do baralho, só o pode fazer se tiver, pelo menos, um dos 8 espaços livres
3- Se pretender carregar o lixo do adversário com uma carta do baralho, não existem restrições. Também o pode fazer
Ao mudar um conjunto de cartas, deve ter em conta o número de cartas a mudar e os espaços disponíveis. Por exemplo, se pretender colocar uma Dama e um Valete do espaço 1 em cima de um Rei no espaço 2, tendo o espaço 3 livre, a jogada é permitida, pois coloca o Valete no espaço 3, a Dama no 2 e o Valete, também no 2. Mas se pretender colocar uma Dama, um Valete e um 10 do espaço 1 em cima de um Rei no espaço 2, tendo o espaço 3 livre, a jogada não é permitida, devido ao número de jogadas disponíveis. Para saber se pode fazer essas transições, veja a disponibilidade na tabela abaixo:
Sem espaços livres: mover uma carta
Com 1 espaço livre: mover até 2 cartas
Com 2 espaços livres: mover até 4 cartas
Com 3 espaços livres: mover até 8 cartas
Com 4 ou mais espaços livres: mover até 13 cartas
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