4 jogadores, cada um joga por si
40 cartas - 1 baralho de cartas, exceto 10, 9 e 8
Papel e caneta
Joga-se pelo sentido horário.
Ordem de grandeza das cartas: Ás, 7, Rei, Valete, Dama, 6, 5, 4, 3, 2
Número ideal de pontos iniciais de cada jogador: 20
O jogo
1- Um dos jogadores é escolhido para baralhar as cartas.
2- Em seguida, distribui 3 cartas ao jogador à sua esquerda, 3 ao que está à sua frente, 3 ao da direita e 3 para si. O da esquerda escolhe o trunfo e, em seguida recebe mais 2 cartas. Os restantes jogadores recebem, também, mais 2 cartas, pela ordem citada anteriormente.
3- Depois de todos receberem 5 cartas, o jogador que escolheu o trunfo escolhe quantas cartas quer descartar, de 1 a 5. O distribuidor dá, do restante baralho, o número de cartas equivalente às que foram postas de parte. Repete-se este processo para os outros 3 jogadores, pela mesma ordem. Todas as cartas rejeitadas e as não distribuídas ficam fora do jogo.
4- O jogador que recebeu primeiro as cartas, começa por jogar uma carta sua, obrigando todos os restantes a igualar o naipe puxado. Caso não tenham para assistir, são obrigados a puxar trunfo. Se não tiverem nem cartas para assistir nem trunfos para puxar, pode jogar uma qualquer do seu jogo.
5- Quando os 4 jogadores tiverem jogado uma carta, chega ao fim uma vaza. No fim das 5 vazas, que constituem 1 ronda, por cada vaza que um jogador consiga arrecadar, retira um ponto da sua pontuação. Se não conseguir qualquer vaza, aumenta 5 pontos.
Ganha o jogador que conseguir atingir pontuação nula em primeiro lugar.
A ter em conta:
-- O Ás de trunfo deve ser sempre puxado quando se começa uma nova vaza
-- Ao iniciar uma nova vaza, os restantes jogadores são obrigados a jogar sempre mais alto do que a carta jogada anteriormente, incluindo trunfo. Esta regra não se aplica quando um jogador não tem para assistir nem trunfo para cortar.
-- Na altura de descartar (regra 3), se um jogador vir que não tem cartas para ir a jogo, pode ficar de fora nessa ronda, não alterando a pontuação do mesmo. No entanto, se o jogador escolher descartar e receber novo jogo, a decisão é incontornável, obrigando o jogador a entrar na ronda. O mesmo jogador só pode ficar, no máximo, 2 rondas seguidas de fora.
-- Se o naipe escolhido for Copas, todos são obrigados a ir a jogo, independentemente da qualidade das cartas que possuam. Se for Paus, a pontuação (regra 5) ganha ou perdida é contada no dobro.
Sem comentários:
Enviar um comentário