quarta-feira, 31 de julho de 2019

Rami

Grupo entre 2 a 6 pessoas
2 baralhos, 104 cartas + 2 jokers, perfazendo 106 cartas
Papel e caneta

Joga-se no sentido horário
Ordem de sequência das cartas: Ás, Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, Ás
Valor das cartas:
- Ás: 20 pontos
- Reis, Damas e Valetes: 10 pontos cada
- Restantes cartas: Valor correspondente à sua face
- Joker: 0 pontos
Número de rondas a ajustar pelo grupo de jogadores

O jogo

1- Um jogador baralha as cartas e, depois, distribui as cartas, 1 a cada jogador, repetindo o processo até cada um ter 13 cartas na sua posse. As restantes cartas constituirão o baralho, colocado no centro.
2- É retirada a carta do topo do baralho e colocada ao lado do mesmo, com a face virada para cima. Esta carta representa o lixo. Se o baralho terminar, deve-se pegar no lixo, retirar a carta do topo e baralhar as restantes, colocando-as de face para baixo, criando um novo baralho.
3- O jogador à esquerda do distribuidor começa a jogar.
4- Quando alguém joga, é obrigado a "comprar" uma carta, quer do topo do baralho, quer do topo do lixo. Em seguida, escolhe se a quer manter ou não e, em seguida, coloca uma das suas cartas no topo do lixo, dando a vez ao jogador seguinte.
5- O objetivo do jogo é, nas 13 cartas que o jogador tem, conseguir fazer sequências do mesmo naipe, trios (por exemplo, 3 Reis) ou quartetos (por exemplo, 4 Valetes), dando o seu jogo como completo. No entanto, deve-se ter em conta algumas situações (ver em baixo)
6- Quando vir que o seu jogo está completo, o jogador, ao deitar fora a carta que tem a mais, deve colocá-la no topo do lixo de face virada para baixo, finalizando a ronda. O jogador mostra o seu jogo e, caso se verifique que este está completo, é feita a contagem dos valores das cartas dos adversários, tendo em conta que as sequências, trios e quartetos feitos em cada jogo não são contabilizados. Se o jogo desse jogador não estiver completo, este é recolhido pelo próprio, a carta do topo do lixo é virada e a ronda prossegue até que haja um jogo completo.
Quando acabarem as rondas definidas pelo grupo, aquele que tiver menor pontuação total, é o vencedor.

Situações de jogo
-- Os trios e quartetos só podem ser contabilizados como parte do jogo se tiver uma sequência de, no mínimo 3 cartas do mesmo naipe (por exemplo, 3, 4 e 5 de ouros). Sequências do género 3, 4, 5, 4, 3 não são contabilizadas. Neste caso, o jogador acumula 7 pontos.
-- O joker substitui qualquer carta. No entanto, apenas pode ser usado quando se cumprir o requisito anterior.
-- As cartas usadas numa sequência não podem fazer parte de trios, quartetos ou outras sequências.
-- Se, por acaso um jogador conclua uma ronda com um jogo à base de sequências de naipes pretos e vermelhos (ausência de trios, quartetos e jokers), o valor contado pelos adversários nessa ronda dobra.
-- Se, por acaso um jogador conclua uma ronda com um jogo à base de sequências de naipes pretos OU vermelhos (ausência de trios, quartetos e jokers), o valor contado pelos adversários nessa ronda triplica.
-- Se, por acaso um jogador conclua uma ronda com um jogo à base de sequências de um único naipe (ausência de trios, quartetos e jokers), o valor contado pelos adversários nessa ronda aumenta 4 vezes.

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