3 ou 4 jogadores, cada um por si
1 baralho, 52 cartas
Joga-se no sentido horário
Valor das cartas:
Ás: 1 ponto
Cartas de 2 a 10: valor respetivo
É definido um valor de pontos máximo pelo grupo.
O jogo
1- Separa-se os Reis, Damas e Valetes (e Ases, se o grupo tiver 4 pessoas). Baralham-se as restantes e coloca-se esse monte no centro da mesa.
2- Escolhe-se um jogador para baralhar as cartas separadas anteriormente. Em seguida, distribui 1 carta por cada jogador. Repete-se este processo até cada um ter 4 cartas na sua posse.
3- O jogador à esquerda do distribuidor começa a jogar.
4- Na sua vez, o jogador deve escolher uma carta para passar ao jogador seguinte, sem que os outros vejam qual é (vão haver altura do jogo em que um jogador tem 3 cartas na mão... É normal).
5- O objetivo do jogo é ter um quarteto na mão (por exemplo, quatro Damas). Quando isso acontecer, deve colocar uma mão em cima do baralho da mesa. Só pode fazer este gesto com apenas 4 cartas na mão.
6- Os outros jogadores devem apressar-se e colocar uma mão em cima do baralho. O último retira a primeira carta do baralho e coloca-a à sua frente. O valor da carta que lhe saiu é acumulado na sua pontuação. O valor da pontuação é a quantidade de quilinhos de merda que um jogador tem.
7- As 12 cartas de jogo (16 com 4 jogadores) são recolhidas e retoma-se o passo 2.
8- Quando um jogador atingir o valor máximo estipulado, aquele que tiver a menor pontuação é o "menos mal-cheiroso".
Sem comentários:
Enviar um comentário